A indústria de caixas de papelão

De todos os tipos de embalagens as caixas de papelão são as mais utilizadas em todo o mundo, e a cada ano o consumo aumenta de forma significativa. O papelão ondulado que é a matéria prima que utilizamos para fabricar as caixas de papelão também servem a muitas outras coisas, como por exemplo expositor para ponto de venda.

Existem trabalhos muito bem feitos e bonitos com a utilização do papelão para esse fim. Os projetistas de embalagens trabalham na estrutura para que o conjunto possa sustentar o peso desejado, e além disso há a preocupação com o designer da peça como um todo.

Uma das grandes vantagens é a grande área de visibilidade que pode ser aproveitada para estabelecer a comunicação visual. O acabamento na face externa do papelão e também o tipo de impressão podem variar de acordo com o que foi estabelecido no projeto inicial.

Os mais simples recebem impressão flexográfica que vão de uma a quatro cores e podem ser totalmente executados em cartonagens, que são as indústrias que fazem as caixas de papelão. A maioria das fábricas de papelão estão aptas a executar esse tipo de trabalho e se destacam pelos formatos de negócios que executam. Por exemplo indústrias de grande porte como Klabin e International Paper ou as menores como por exemplo uma chamada Vincoflex que em parceria com empresas do ramo desenvolve caixas de papelão personalizadas.

A grande maioria no entanto recebe acabamento mais sofisticados e geralmente são produzidos em indústrias gráficas. O acabamento do papelão para receber a impressão se inicia com a impressão via off-set sobre cartão duplex que pode receber impressão com uma, duas, três, quatro ou mais cores.

O cartão duplex depois de impresso pode receber acabamento de verniz ou plastificação, e em seguida é acoplado sobre papelão de face simples, que são as chapas com uma capa que fá a vez de interna e uma ondulação. O duplex passa a ser a capa externa com acabamento.

Depois de todo esse processo ele segue para a máquina que corta e vinca. É onde começa a ter o aspecto de uma peças acabada pronta para ser montada e enviada para o cliente que por sua vez fará a distribuição em pontos de venda nos estabelecimentos comerciais.

Outra forma de distribuição são as lojas online voltadas a comercialização de caixas de papelão. Hoje em dia é grande a quantidade de lojas online e tem aumentado cada vez mais, fixando-se assim como mais um canal de distribuição robusto e confiável.