Desenho

Artistas que desenham e pintam encantam com sua arte e fazem da profissão um meio de vida alegre e prazeroso. A grande maioria de nós quando criança gostava de desenhar, e por consequência sonhávamos que essa poderia ser a profissão que iríamos abraçar no futuro.

O artista do desenho se comunica através das imagens que criam. Geralmente no seu início a atividade é empregada como um hobby, mas depois pode ser muito necessária como forma de ascensão no meio profissional.

Existem hoje no mercado de trabalho vários desses profissionais atuando de forma determinada, e que são amplamente reconhecidos pelo que fazem. Alguns se especializaram nas mais diferentes modalidades de desenho ou pintura, como os que praticam desenhos realistas e encantam a todos mostrando fazer desenho realista de forma tal que chega a confundir pela perfeição com uma fotografia.

O desenho de pessoas é empolgante por natureza, assim como os desenhistas de caricaturas que são bastante admirados e muitos deles fazem bastante sucesso, tanto na mídia escrita como televisiva. Atuam como chargistas nos mais importantes veículos de comunicação, como o Millôr Fernandes e Ricardo Noblat que publicam suas charges no globo.

As charges perpetuam acontecimentos com os personagens que dele fazem parte. A charge tem por finalidade satirizar se utilizando de caricaturas engraçadas ou não, e geralmente miram alvos como políticos, artistas e esportistas.

Desenho de mangás e animes originário do Japão nas últimas décadas arregimentou uma incontável legião de fans pelo mundo afora. Hoje em dia não é difícil encontrar entre as pessoas que querem aprender desenho, saber como desenhar os personagens preferidos dos aficionados por essa arte.

Em resumo são histórias em quadrinhos de origem japonesa e tem como um dos diferenciais para nós ocidentais o fato de serem lidas de trás para frente. Tem-se notícia de que as primeiras manifestações desses quadrinhos no Japão datem do século XI.

Os mangás tem como principal características personagens com grandes olhos e cabelos estilizados. Sempre foram extremamente populares no Japão a ponto de grande parte das publicações impressas concentrarem parcela significante da presença dessa arte.

Um dos melhores desenhistas de mangás do Brasil é o artista Angelo Vasconcelos. Ele já foi alvo de diversas reportagens veiculadas nos principais órgãos de imprensa no Brasil. Todos são unânimes em destacar a história de perseverança que fez dele uma referência para os aficionados pelo desenho.

Ele adotou o nome de Angelo Mokutan e foi tentar a sorte no Japão até conseguir as duras penas entrar no concorrido mercado de desenho em quadrinhos nos Japão.

Outras formas de arte surgem como inovações e até certo ponto são pouco conhecidas com por exemplo a pintura hidrográfica. Como o próprio nome diz trata-se de uma técnica onde as imagens são transferidas para o objeto a ser decorado utilizando-se como meio a água. Para quem deseja aprender a técnica e ganhar dinheiro é fundamental aprender a fazer pintura hidrográfica com profissionais experientes.

Muitas dessas técnicas de desenho podem ser aprendidas e existem vários cursos de qualidade que podem ser acessados. Uns são gratuitos e outros podem ser adquiridos forma paga. Muitos dos que são obtidos através de pagamento tem valores baixos se considerar a qualidade e o custo benefício oferecidos. Por exemplo no site aprender desenho tem uma matéria intitulada cursos de caricatura que pode dar uma visão geral sobre essa técnica.

No mesmo site é possível encontrar informações sobre como desenhar pessoas e também sobre como fazer pintura hidrográfica como pudemos ver em um dos parágrafos acima.